Apostolado da Oração - Paróquia Santa Rita de Cássia - Viçosa/MG

Apostolado da Oração

A abordagem do Coração de Jesus tem seus fundamentos no episódio do Calvário: “Olharão para Aquele que traspassaram” (Jo 19, 3). É nesta fonte de graças que beberam tantos místicos ao longo da História, máxime santa Margarida Maria Alacoque, uma jovem Religiosa francesa. É daí que surge, a partir de iniciativas dentro de um Seminário Jesuíta, o APOSTOLADO DA ORAÇÃO. Sua presença em nossas comunidades tem um papel fulcral, pois lida com o coração da ação evangelizadora, ou seja, a oração. Como verdadeiro “pararraios”, sua atuação garante-nos os resultados da caminhada pastoral. A espiritualidade do Sagrado Coração nos ajuda na centralidade do Cristo como único Salvador.

No Sagrado Coração de Jesus encontramos tudo o que nos é necessário para pontuar nossa caminhada nesta existência. Além de fortalecer a espiritualidade do coração, lugar do acolhimento e da gratuidade, reforça-se a ideia da misericórdia. De fato, o Coração do Senhor pulsa nos corações de quantos O acolhem e repercutem seu gesto salvífico, reconhecendo-O necessitado na figura de cada pessoa humana que atravessa esta história.

O Apostolado da Oração, em comunhão eclesial, é o que articula inúmeras atividades que facilitam o aprofundamento dos mistérios da fé na liturgia e na vida. Os pequeninos, prediletos do Cristo, sobem os degraus do altar cantando entusiasmados. No gesto do desagravo, ou da coroação da imagem de Nosso Senhor, encontramos uma catequese que realça a importância do amor traduzido em reparação e reconhecimento de quanto Deus nos ama. É uma época de interessantes eventos. À guisa de paraliturgia, temos o ato de desagravo ou a coroação da imagem do Sagrado Coração. As crianças que protagonizam tal ato chamam a atenção com a inocência que resplandece em tal gesto.

Ao desenrolar das atividades, além da Primeira Sexta-feira, acontece a Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, sempre oito dias após a sexta-feira que sucede Corpus Christi. O Apostolado da Oração, por sua vez, promove mensalmente sua reunião e Hora Santa.

Interessante recordar o legado que nos deixou Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, na difusão desta piedade popular e incomensurável, pois ela viveu mergulhada no amor de Cristo. Usando sua expressão, concluímos que o ano inteiro pode ser dedicado ao CORAÇÃO DE JESUS: de outubro a junho, a novena das primeiras sextas-feiras; nos meses de julho a setembro, um belo tríduo.

De fato, trata-se de uma Associação Religiosa que conserva intensa vitalidade no seio das comunidades cristãs. É grande o entusiasmo e vibrante a alegria dos que integram as fileiras do APOSTOLADO DA ORAÇÃO.

Paróquia Santa Rita de Cássia

Praça Silviano Brandão - s/n, Viçosa - MG, 36570-000

(31) 3891-5191