Ordenação Presbiteral do Padre Ildeu - Paróquia Santa Rita de Cássia - Viçosa/MG

Ordenação Presbiteral do Padre Ildeu

Mais um “ponto de luz”, neste Ano da Vocação Sacerdotal, brilhou nesse último final de semana: a Ordenação Presbiteral do Padre Ildeu da Cruz Sílvio.

 

A celebração ocorreu em Canaã, Região Pastoral Mariana Leste, cidade natal do Padre Ildeu, e contou com centenas de pessoas advindas de diversas regiões de nossa arquidiocese, padres, seminaristas, o bispo emérito de Divinópolis, Dom Belvino, e do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

 

O tema escolhido pelo Padre Ildeu para a sua vida ministerial está em Isaias 40, 11: “Como pastor, apascentará seu rebanho”. Em entrevista, Padre Ildeu acentuou: “Unido a Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, quero fazer da minha vida e ministério uma doação para os outros. Serei pastor do povo de Deus unido a Jesus Cristo, o Pastor por excelência. Com ele, serei ovelha, para segui-Lo e amar. Unido a Ele serei pastor para servir e me doar para os outros”.

 

Sobre a data escolhida para a sua ordenação, 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, diz Padre Ildeu em entrevista: “Muito me alegro com esta data e ano tão memorável para todos nós. A alegria [...] é transbordante. O que de fato povoa o meu coração é a alegria e esperança. Não poderia ter data melhor”.

 

Ao final, Padre Ildeu, muito emocionado, agradeceu a todos aqueles que contribuíram com a sua história e discernimento vocacional. Agradeceu especialmente aos seus dois pais e suas duas mães, que estavam presentes. Por fim, agradeceu as suas duas paróquias, Santo Antônio, em Canaã, e Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta, bem como seus respectivos párocos, Padre Sérgio e Padre Vantuil, que prepararam com tanto empenho a sua ordenação.

 

Padre Sérgio José, pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Canaã, descreveu-nos a alegria de poder contribuir com a ordenação de mais um padre para a Igreja, ainda mais sendo filho de Canaã. Confira na íntegra a sua palavra:

 

Para toda nossa Arquidiocese, neste Ano Sacerdotal, cada ordenação que acontece é motivo para louvar e bendizer a Deus. E para mim, preparar a ordenação presbiteral do Ildeu, foi uma alegria muito grande. Alegria, porque a Paróquia onde trabalho estava oferecendo mais um sacerdote para o serviço da Igreja, alegria por poder contribuir com esta festa que também é nossa e alegria por lembrar que da mesma forma que estava me envolvendo nesta ordenação, outros também fizeram por mim.

 

Para o povo de Canaã, participar e preparar um ordenação foi motivo de jubilo, pois esta é a quarta ordenação que acontece na cidade. Em nenhum momento vimos desânimo ou preguiça. Todos trabalharam incansavelmente e com muita união para que todos os convidados fossem bem acolhidos, o que é próprio deste povo, e sobretudo, para que o Padre Ildeu pudesse viver esta festa com intensidade, percebendo em cada detalhe o carinho de um povo que o ama muito e que torce para que seu ministério seja fecundo por onde passar”.

 

 

Autor: Seminarista Róbson Cunha

Paróquia Santa Rita de Cássia

Praça Silviano Brandão - s/n, Viçosa - MG, 36570-000

(31) 3891-5191