Semana do Natal - Paróquia Santa Rita de Cássia - Viçosa/MG

Semana do Natal

SEMANA SANTA DO NATAL – E AS INTERJEIÇÕES EXCLAMATIVAS “Ó!”

Quarto Domingo do Advento: Anúncio do Anjo a José (Anúncio do Anjo a Maria)


Estamos naquela que é denominada a SEMANA SANTA DO NATAL, marcada pela INTERJEIÇÃO EXCLAMTIVA “Ó” para a antífona do “Magnificat” na Liturgia das Horas de cada dia:

Dia 17 – O Sapientia: “Ó Sabedoria, que saístes da boca do altíssimo, e atingis até os confins de todo o universo e com força e suavidade governais o mundo inteiro; oh vinde ensinar-nos o caminho da prudência!”

Dia 18 – O Adonai: “Ó Adonai, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa lei sobre o Sinai; vinde salvar-nos com o braço poderoso!”

Dia 19 – O Radix: “Ó Raiz de Jessé, ó estandarte, levantado em sinal para as nações! Ante vós se calarão os reis da terra, e as nações implorarão misericórdia: Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!”

Dia 20 – O Clavis: “Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel, que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: vinde logo e libertai o homem prisioneiro, que, nas trevas e na sombra da morte, está sentado”.

Dia 21 – O Oriens: “Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: Oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas e, na sombra do pecado e da morte, estão sentados”.

Dia 22 – O Rex gentium: “Ó Rei das nações, Desejado dos povos; Ó Pedra angular, que os opostos unis: oh, vinde e salvai este homem tão frágil, que um dia criastes do barro da terra!”

Dia 23 – O Emmanuel: “Ó Emanuel: Deus-conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos Salvador: Vinde enfim para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!” O Senhor está para chegar e nos salvará. Jesus , o príncipe, que trará a paz aos homens e mulheres de boa vontade, não provém da corte ou dos palácios, nem dos altos círculos da sociedade de seu tempo. Nascerá pobre, na periferia, no lugar dos esquecidos e marginalizados, e será o sinal do Deus que não nos abandona. Cristo vem ao mundo, doando-se e realizando a vontade do Pai e, assim, resgata a humanidade. Sejamos servidores uns dos outros, na alegria da salvação de Cristo.

Autor: Paróquia Santa Rita de Cássia - Viçosa - MG

Paróquia Santa Rita de Cássia

Praça Silviano Brandão - s/n, Viçosa - MG, 36570-000

(31) 3891-5191