Celebrar nossos santos é testemunhar a Ressurreição de Jesus, é a demonstração de como pode ser plena a vida de todos nós cristãos católicos. Que Santa Rita Cássia favoreça que todos nós nos empenhemos em transformar nossa sociedade desigual. O amor gera a fé no Cristo e em seus Santos. Comunidade sem fé não é comunidade cristã. O que significa ser devoto de Santa Rita em nossos dias? Como testemunhar a nossa devoção em meio a uma sociedade marcada por sinais de morte e opressão?
A fé em Santa Rita de Cássia nos leva ao testemunho. Ser devoto é ter a coragem, é fazer o que ela fez: sem exagero de lenda, percebe-se o rosto humaníssimo da mulher que não passou indiferente diante da tragédia da dor e da miséria material, e social. Nossas comunidades têm a coragem de Santa Rita? Como a de entregar seus filhos a Deus, pedindo que os chamasse? As orações de Rita obtiveram prodigiosas curas e conversões, como a do seu marido Pedro, e a coragem de pedir e entregar seus dois filhos a Deus, pois eles juraram vingar a morte do pai, e antes que ambos manchassem com o homicídio, sua oração humanamente incompreensível, foi ouvida.
Sem marido e sem filhos, Rita então pôde bater à porta do convento das agostinianas de Cássia. Seu pedido não foi aceito.
Voltando ao seu lar, suplicou incessantemente aos seus três santos protetores, São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino, e, numa noite, deu-se o prodígio. Os três santos apareceram-lhe e convidaram-na para segui-los. Levaram-na bem no meio do coro, onde as freiras recitavam as orações da manhã. Rita pôde assim vestir o hábito das agostinianas. Voltando-se à penitência, à oração e ao amor de Cristo crucificado, que a associou visivelmente à sua paixão, imprimindo-lhe na testa um espinho.
O devoto de Santa Rita vive na tensão entre o já pertencer a Cristo e o ainda não estar com ele definitivamente. Daí nasce a busca para um mundo melhor. Jesus é a realização global do projeto de Deus. Quem adere a Ele, como nossa Santa assim fez pela fé, recebe o perdão dos pecados e passa a fazer parte do seu povo. Ao celebrarmos Santa Rita é sempre celebração pascal, que revela em sinais essa nova criação e aponta a Páscoa definitiva, quando o Amor penetrar e transformar todas as coisas.