Ir para o conteúdo

Vamos rezar?

O Papa Francisco desenvolveu um ciclo de catequeses sobre a oração do Pai Nosso, durante a Audiência Geral, a qual costuma ser realizada todas as quartas-feiras, na sala Paulo VI, no Vaticano. Para nos ajudar na vivência de uma espiritualidade cristã e no caminho de crescimento do encontro pessoal com Jesus Cristo, sobretudo a partir do Evangelho, destacamos alguns pontos da primeira meditação do Papa feita no dia 05/12/18.

Jesus era um homem de oração (Mc 1,35). Diante da missão e de tantas pessoas que o procuravam, Ele se afastava na solidão para orar.

Jesus não se preocupou em atender todas expectativas de quem o elegeu como líder. Ele não se apegou às pessoas, mas soube se distanciar, pela oração, para se manter um Messias original, que não busca o sucesso (Mc 1,37).

“Jesus é o Deus próximo”. As pessoas precisavam entender que não era elas que o procuravam, pois antes de tudo, era Ele que procurava os outros.

Jesus é peregrino. Ele andava por todo o lado (Mc 1,38-39), pelas estradas da Galileia. Além disso, peregrinava rumo ao Pai, através da oração. Jesus estava sempre a caminho, rezando.

Jesus se mostra íntimo do Pai, pela oração. Por isso, foi capaz de ser fiel na hora mais difícil, a agonia do Getsémani. Jesus escutava a voz do Pai e se oferecia a Ele em oração. Uma oração que se apoia na cruz.

Jesus rezava: junto às pessoas, nas sinagogas; sozinho no monte, afastado em silêncio; até mesmo antes de expirar na cruz, falando palavras dos salmos: “Pai, em tuas mãos, entrego o meu espírito” (Sl 30). Os discípulos sabiam que ele era o mestre também da oração. Chegaram a pedi-lo que lhes ensinasse a rezar (Lc 11,1). Para nos matricular nessa escola de oração precisamos dar o primeiro passo da humildade. “A prece humilde é ouvida pelo Senhor”.

O convite do Papa Francisco para cada um de nós é este: todos podemos ir além e rezar melhor. Com humildade repitamos sempre a invocação dos discípulos: “Senhor, ensina-me a rezar”.

Para refletir:

Gosto de rezar? A oração me torna íntimo de Deus? Ela me ajuda a encontrar com o próximo?


Fabiano Henrique de Matos

Seminarista da Arquidiocese de Mariana

Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...