Ir para o conteúdo

Paróquia Santa Rita de Cássia

No ANO SANTO DA MISERICÓRDIA em que nossa Paróquia está inaugurando um novo Site contemplado com o zelo missionário da PASCOM – Pastoral da Comunicação, em pleno Jubileu da excelsa Padroeira Santa Rita de Cássia, esta iniciativa se torna memorável pois visa concretizar o sonho do Papa Francisco de sermos uma Igreja em saída, levando por meio das redes sociais a apresentação de nossa caminhada como Povo de Deus, alicerçado na esperança.

Puxando o fio da História vale recordamos como tudo começou para reconhecer que nossos pés estão plantados na experiência dos que nos precedem. Foi no auge do Ciclo do Ouro, quando a região dos garimpos gerou a fartura financeira com as riquezas das Gerais. Tinha-se o dinheiro, porém o mercado não estava abastecido. Tal situação deu origem à expansão das fazendas; época em que a colonização alcançou as verdes matas batizadas como Santa Rita do Turvo.

Sinais de fé e devoção também faziam parte da bagagem das caravanas. Foi no lombo dos animais cargueiros, escalando morros e descortinando encostas, atravessando rios, vales e montanhas que a devoção a Santa Rita de Cássia veio aportar-se nestas paragens. Alojou-se na alma do povo e veio transpondo as colinas e vales da História destes séculos em que SANTA RITA DE CÁSSIA tornou-se a mais consolidada referência na expressão religiosa desta hoje urbe universitária.

 Com a presença dos imigrantes, estabeleceu-se um espaço litúrgico, onde o povo se reunia para o preceito dominical, as novenas e para entoar os cantares do Senhor numa época austera e poética ao mesmo tempo. Foi assim que em 1800 o Padre Francisco José da Silva obteve do Bispo de Mariana a permissão para erguer uma ermida em homenagem a Santa Rita de Cássia, no local onde hoje está situada a Igreja de Nosso Senhor dos Passos. A pequena igreja feita de pau-a-pique, conforme registros históricos passou por diversas reconstruções. A escritura do imóvel data de 20 de agosto de 1807, pelo Cura Marcelino Rodrigues Ferreira no Presídio de São João Batista, atual Visconde do Rio Branco. Em seu entorno, iniciou-se o povoamento que originou a atual Viçosa. No ano de 1813, com o aumento do povoado, resolveu-se construir um novo templo na atual Praça Silviano Brandão.

Em 31 de agosto de 1833 foi fundada a Paróquia de Santa Rita de Cássia, tendo como primeiro pároco o Padre José Bonifácio de Souza Barradas. Posteriormente foi inaugurada a primeira Igreja Matriz em 1851, construída sobre a antiga necrópole que ficava à frente de onde hoje é a acima citada Praça Silviano Brandão.

O tempo passou e a excelsa e venerável Padroeira ganhou nos anos de 1950 um novo templo que de maior exigiu ainda mais beleza e formosura, indo de Igreja Matriz ao majestoso Santuário Santa Rita de Cássia, de onde fazemos ecoar a Boa Notícia da Salvação.

                                                Padre Paulo Dionê Quintão – Pároco

                                     

Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...