‘No último domingo (3), Solenidade de todos os Santos e Dia do Seminário Arquidiocesano de Mariana, o seminarista da Paróquia Santa Rita de Cássia, Róbson da Cunha Chagas, juntamente com mais 8 seminaristas…’
No último domingo (3), Solenidade de todos os Santos e Dia do Seminário Arquidiocesano de Mariana, o seminarista da Paróquia Santa Rita de Cássia, Róbson da Cunha Chagas, juntamente com mais 8 seminaristas, foi instituído Ministro Leitor em uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José. Ainda nesta celebração foram instituídos 4 ministros acólitos.
O Ministério de Leitor concede aos seminaristas, ou seja, aos candidatos ao sacerdócio, a função oficial de proclamar a Palavra de Deus nas celebrações. Ao serem instituídos o presidente afirma “recebe este Livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no Coração das pessoas”. Dessa forma, assumem o compromisso, em primeiro lugar, de escutar a Palavra em seus corações e depois proclamá-la. Assim como todos ministérios são caracterizados, o ministério do leitorato é um serviço prestado a Deus em prol da propagação do mistério escondido do Teu amor.
Para o seminarista Róbson foi um momento muito forte em sua caminhada vocacional e grande convite a aprofundar ainda mais no mistério de Cristo Palavra: “peço a Deus a graça da docilidade ao Espírito Santo para um suave e vivo afeto por tua Palavra, fazendo dela a norma de minha vida, guardando no coração toda a sua beleza. Que Deus enxerte em nossa veia vocacional as letras de tua Palavra para que toda a nossa vida seja testemunho da sua grandeza e misericórdia”, comenta.
A instituição nos ministérios são um passo importante na caminhada desses jovens rumo ao sacerdócio. Momento este que foi acompanhado por toda a comunidade de fé no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. Os familiares dos seminaristas também estiveram presentes.
Rezemos todos juntos pelas vocações!