A mística do silêncio

Compartilhar:

Silêncio é necessário para que se possa penetrar na grandeza incomensurável do Ser Supremo. Supõe maleabilidade e acessibilidade às influências das moções divinas. Isto é condição basilar para se atingir a maturidade espiritual que deve ser uma meta de todo aquele que tem fé. O primeiro passo para se poder envolver inteiramente na luz celestial é evitar a dispersão, inimiga peremptória da concentração. O bulício é óbice a um diálogo com Deus, pois “non in comotione Dominus’ – o Senhor não está na agitação. Quando o cristão age longe do tumulto, esta atitude muito agrada a Deus. Os demais passos tornam-se mais fáceis. Entre o ‘mundo’ e ‘Deus’ o posicionamento se torna claro, radical e definitivo. Verifica-se o sim verdadeiro de quem quer estar unido ao Pai celeste.

Eis porque é preciso aprender a fazer silêncio para que seja viável o aprimoramento interior e, em consequência, a transformação de todo o ser. É possível a taciturnidade mesmo que não se esteja dentro de um mosteiro. Encontrar um espaço para estar a sós com Deus é questão de preferência. Criar um ambiente para a abertura ao contato com o Espírito Santo significa a disposição implícita de escutá-lo, já tendo, inicialmente, o cristão se proposto à observância sincera e perseverante dos mandamentos sagrados do Decálogo e se colocado numa atitude de profunda humildade. Dá-se, deste modo, a possibilidade da imersão no mistério do Deus três vezes santo.

Desta maneira, as orações ganham sentido. O terço, por exemplo, se torna uma prece vocal e, ao mesmo tempo, mental pela contemplação atenta dos grandes episódios bíblicos. A leitura pausada de trechos da Sagrada Escritura passa a propiciar oportunidade ímpar para que o Espírito Santo fixe suas diretrizes as quais são então acatadas como resposta instantânea ao seu Senhor. Ocorre, neste caso, a admirável adaptação da criatura a seu Criador. Eis um primeiro fruto do silêncio. Ele enseja ao cristão compreender que o estar com Deus não representa se alienar do que o rodeia numa fuga condenável das tarefas cotidianas e, também, fuga do interesse pelo próximo. Ao contrário, revigorado com estes instantes de união com Deus o fiel compreende que silêncio sem apostolado é vão egoísmo e sem ele o cumprimento do dever de cada instante é fatuidade.

Com efeito, aquele que se entrega a momentos de uma oração silenciosa coloca em ordem seu interior e quer, depois, irradiar paz, serenidade, tranquilidade, imperturbabilidade em seu derredor, fazendo bem tudo que deve fazer em proveito dos outros. Apenas assim se chega à sabedoria e à inteligência espiritual de que fala São Paulo aos Colossenses. Esta sabedoria conduz a um comportamento digno do Senhor, tudo transformando em pensamentos, desejos e ações agradáveis a Ele. É, deste modo, que a vida do cristão produz, de fato, frutos abundantes e o seguidor de Cristo cresce continuamente no conhecimento de Deus numa sublime atitude perseverante e paciente.

É preciso, portanto, saber e experimentar todas as alegrias de se sentir salvo amado por Aquele que é o oceano infinito de amor. Tudo que aconteceu no passado fica entregue confiadamente à Providência divina. O futuro o cristão jubilosamente o confia a Deus. O dia de Deus se torna o Deus sempre presente, duração viva, sem trevas, tristezas, fobias. É que os momentos de silêncio se convertem em instantes felizes nos quais a alma como que inefavelmente toca o Infinito. Portanto, nunca se cultiva demais o silêncio interior.

São João da Cruz explicou que o silêncio do ser humano não se esconde atrás de sua própria vida e ele não é o que se crê procurar em um lugar inacessível, quando a fadiga, as decepções nos esmagam e nos afligem. O silêncio leva a perceber a vida na fonte de toda felicidade que é Deus, o único que pode lançar em nós uma porção de uma ventura infinita. Segundo o citado São João da Cruz o silêncio é o imenso espaço interior onde a presença de Deus procura a nossa presença, onde nossas vidas se mergulham numa infinita, inexprimível e divina estabilidade, Viver intensamente no silêncio a presença de Deus é difícil, mas não é impossível para qualquer cristão.

Como ocorreu com o Profeta Elias, Deus passa como uma brisa ligeira (1 R 19,12). É preciso estar vigilante para escutar as inspirações divinas que indicam o caminho da intimidade com Deus num inefável recollhimento. Jesus advertiu Marta: “Marta, Marta tu te inquietas e agitas por muitas coisas, entretanto é preciso pouco, uma só é necessária. É Maria que escolheu a melhor parte, ela não lhe será tirada” (Lc 10,41-42). Trata-se de uma questão de opção reservar instantes de um maior contato com a divindade e então o coração já pode degustar deste modo nesta terá um pouco da ventura do céu.

O silêncio com Deus é uma adesão a Ele num oferecimento total de si mesmo, numa adoração sincera, envolta num amor sem limites.


rofessor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

FIQUE POR DENTRO

As transmissões ocorrem no Canal: Paróquia de Santa Rita de Cássia – Viçosa-MG, no Youtube. Devido o momento de pandemia e o número limitado de pessoas no santuário, a Paróquia...

Santa Missa Presencial Quer participar da Santa Missa? Veja como fazer Viçosa encontra na onda verde no “Plano Minas Consciente”. Com isso, ocorreu algumas alterações em relação a presença dos...

Publicada “Fratelli tutti”, a Encíclica social do Papa Francisco Fraternidade e amizade social são os caminhos indicados pelo Pontífice para construir um mundo melhor, mais justo e pacífico, com o...