Ir para o conteúdo

A Vida Venceu a Morte









Edificante a união das paróquias e comunidades numa programação conjunta da SEMANA SANTA. Trata-se do testemunho de uma Igreja em saída missionária, direcionada às periferias existenciais, antecipando os sinais do Reino na História.


Programação Semana Santa – Clique aqui


A Páscoa do Senhor, celebrada em cada Eucaristia, e de modo mais solene, aos domingos, é o ponto mais alto na Semana Santa. Estamos atentos ao Ressuscitado que, nesta hora em que a violência nos assusta, por Ele somos impelidos a explicitar o sentido da vida “Navegando em águas mais profundas” (Lc 5,4).

O amor é o antivírus da violência. É com este espírito que vivenciamos a CF/2018 com o tema: “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema de inspiração bíblica: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Fraternidade e violência: estas duas palavras são o diapasão das reflexões que iluminam este tema tão urgente em nossos dias. A violência está presente em vários segmentos da sociedade. Seja na rua, dentro de casa, pela condição social, nos meios de comunicação e até na intolerância das palavras. Toda violência exclui, toda violência mata. Muito mais do que fazer um relato alarmante dos casos de violência, pois isto já nos incomoda sofregamente, o que se pretende é discutir caminhos para superar esta realidade, construindo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus.

Na caminhada quaresmal, a dimensão litúrgica promove celebrações penitenciais. Com isto, muitas pessoas se aproximam do sacramento da misericórdia. O exercício da Via- Sacra ilumina nossas atitudes ao ver como Jesus enfrentou e venceu os sofrimentos. Ao lado do Senhor, contemplamos, no SETENÁRIO DAS DORES DE MARIA, a mais perfeita cristã, corajosa e decidida, enfrentou a dor sem arrefecer, colocando-se como Mãe solidária.

A bênção e procissão de RAMOS, desde as vésperas e no domingo, marcam o início da Semana Santa. Na segunda-feira santa, dentro da SEMANA MAIOR, cada comunidade busca meios que levam à interiorização do mistério da salvação: via-sacra, celebração penitencial ou outros eventos do gênero. Já na terça-feira santa, realiza-se a cerimônia do ENCONTRO, com as imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos. Na quarta-feira santa, além das celebrações das MISSAS, valoriza-se a LITURGIA DAS HORAS ou mesmo o OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES.

O TRÍDUO SAGRADO DA PÁSCOA é o núcleo da Semana Santa. Tem seu início com a MISSA IN COENA DOMINI e a cerimônia do LAVA-PÉS, na quinta-feira santa. A Sexta-feira da Paixão do Senhor começa bem cedo, com a procissão da penitência. “SIC DEUS DILEXIT MUNDUM”: Assim Deus amou o mundo, oferecendo a vida de Seu Divino Filho para a nossa Salvação. Às 12 horas, o Sermão das SETE PALAVRAS, em seguida, a SOLENE AÇÃO LITÚRGICA e, à noite, o DESCENDIMENTO DA CRUZ têm como desfecho a Procissão do Enterro.

Santo Agostinho se refere à Semana Santa como “o tríduo do Crucificado, do Sepultado e do Ressuscitado”. Após o recolhimento do Sábado Santo, com o silêncio ao lado do sepulcro do Senhor, com a Liturgia das Horas ou o Ofício Divino das Comunidades, surge a SOLENE VIGÍLIA PASCAL: Bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. É a noite mais importante de todas, repercutindo a luz que brilhou no Natal. “Eu sou a Luz do mundo” – diz Jesus.

O Domingo da Ressurreição é o ponto alto dos eventos litúrgicos, destacando as Missas e a Procissão do Santíssimo Sacramento. Ao encerramento, o solene canto do Te Deum, a Bênção do Santíssimo Sacramento e a Coroação da Imagem de Nossa Senhora da Ressurreição.

Padre Paulo Dionê Quintão – Pároco


Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...