Paróquia Santa Rita de Cássia

Com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino. Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13s)”, o Ano Nacional do Laicato, decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, aberto na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, tem como objeto geral a celebração da presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundando a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão de testemunhar Jesus Cristo e Seu Reino na sociedade.

Que Nossa Senhora Aparecida, a mais perfeita discípula e modelo para todos missionários, fecunde com toda sorte de bênçãos a profícua presença de tantos homens e mulheres que fermentam a sociedade brasileira com a Boa- Nova da Salvação.

Vamos fazer ressoar em todos os cantos desta Terra de Santa Cruz a Oração para o “Ano Nacional do Laicato”:

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como Vossa “imagem terrena”:

Nós Vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de Vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, / no caminho de Vosso Reino.

Nós Vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora.

Nós Vos pedimos que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”.

Nós Vos rogamos que todos contribuam / para que os cristãos leigos e leigas/ compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade, / à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.

Isto Vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém!

Louvamos e agradecemos a Deus a presença da luz de Sua Palavra conduzida por tantas histórias de fé e evangelização, ao longo dos séculos, pelas abnegadas mãos de um laicato que sabe dar as razões de sua fé.

Nesta comemoração dos 30 anos do Sínodo sobre os leigos e da Exortação Christifideles Laici, de São João Paulo II, é tempo de arregaçar as mangas e evangelizar com renovado ardor missionário, celebrando o ANO NACIONAL DO LAICATO!


Padre Paulo Dionê Quintão – Pároco