Ir para o conteúdo

Apostolado da Oração

A abordagem do Coração de Jesus tem seus fundamentos no episódio do Calvário: “Olharão para Aquele que traspassaram” (Jo 19,3). É nesta fonte de graças que beberam tantos místicos ao longo da História, máxime santa Margarida Maria Alacoque, uma jovem Religiosa francesa. É daí que surge, a partir de iniciativas dentro de um Seminário Jesuíta, o APOSTOLADO DA ORAÇÃO. Sua presença em nossas comunidades tem um papel fulcral, pois lida com o coração da ação evangelizadora, ou seja, a oração. Como verdadeiro “pararraios”, sua atuação garante-nos os resultados da caminhada pastoral. A espiritualidade do Sagrado Coração nos ajuda na centralidade do Cristo como único Salvador.

No Sagrado Coração de Jesus encontramos tudo o que nos é necessário para pontuar nossa caminhada nesta existência. Além de fortalecer a espiritualidade do coração, lugar do acolhimento e da gratuidade, reforça-se a ideia da misericórdia. De fato, o Coração do Senhor pulsa nos corações de quantos O acolhem e repercutem seu gesto salvífico, reconhecendo-O necessitado na figura de cada pessoa humana que atravessa esta história.

O Apostolado da Oração, em comunhão eclesial, é o que articula inúmeras atividades que facilitam o aprofundamento dos mistérios da fé na liturgia e na vida. Os pequeninos, prediletos do Cristo, sobem os degraus do altar cantando entusiasmados. No gesto do desagravo, ou da coroação da imagem de Nosso Senhor, encontramos uma catequese que realça a importância do amor traduzido em reparação e reconhecimento de quanto Deus nos ama. É uma época de interessantes eventos. À guisa de paraliturgia, temos o ato de desagravo ou a coroação da imagem do Sagrado Coração. As crianças que protagonizam tal ato chamam a atenção com a inocência que resplandece em tal gesto.

Ao desenrolar das atividades, além da Primeira Sexta-feira, acontece a Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, sempre oito dias após a sexta-feira que sucede Corpus Christi. O Apostolado da Oração, por sua vez, promove mensalmente sua reunião e Hora Santa.

Interessante recordar o legado que nos deixou Floripes Dornelas de Jesus, a Lola, na difusão desta piedade popular e incomensurável, pois ela viveu mergulhada no amor de Cristo. Usando sua expressão, concluímos que o ano inteiro pode ser dedicado ao CORAÇÃO DE JESUS: de outubro a junho, a novena das primeiras sextas-feiras; nos meses de julho a setembro, um belo tríduo.

De fato, trata-se de uma Associação Religiosa que conserva intensa vitalidade no seio das comunidades cristãs. É grande o entusiasmo e vibrante a alegria dos que integram as fileiras do APOSTOLADO DA ORAÇÃO.

Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...