Ir para o conteúdo

Casa da Palavra

O tema do mês da Bíblia neste ano de 2017 é: “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (Ts 2,8). Afinal, por que setembro é consagrado à Palavra de Deus? Isto se deve ao fato de a memória litúrgica de São Jerônimo ser celebrada a trinta de setembro, fazendo deste, o DIA DA BÍBLIA, ampliando-se ainda como mês das Sagradas Escrituras. Possuidor de vastíssima cultura literária e bíblica, Jerônimo recebeu do Papa Dâmaso a missão de traduzir a Bíblia do grego e do hebraico para o latim (Vulgata), língua mais usada na época. É dele a assertiva: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo, e o que não conhece as Escritura,s não conhece o poder de Deus nem Sua sabedoria”.

A expansão dos ministérios em nossas Comunidades tem dado um rosto novo à Igreja que queremos ser. Cresce a consciência de que se trata de uma Igreja comunhão em saída missionária, a serviço de Cristo presente em cada pessoa que experimenta os desafios nas periferias existenciais. Neste sentido, surge o MINISTÉRIO DA PALAVRA.

A compreensão e o conhecimento do sentido de cada um dos serviços ocorrem no percurso do cotidiano onde despontam as diversas necessidades pastorais que desafiam o testemunho cristão, como “sal da terra e luz do mundo”. Por meio de oficinas, cursos, retiros espirituais, reuniões periódicas e outras iniciativas, aos poucos, vão afinando a grande harmonia da ação ministerial.

O que se entende por Ministério da Palavra? Quais seriam mesmo as atribuições de um/a Agente de Pastoral que assume este Ministério?

1. Na sociedade e junto ao povo em geral: Valorização da Bíblia; conscientização para que cada pessoa tenha a sua Bíblia e dela faça uso, especialmente, para leitura orante da Palavra de Deus; incentivo e promoção de semanas bíblicas, mês da Bíblia etc.

2. Junto aos agentes de pastoral, membros das irmandades, associações religiosas, dentre outros: Incrementar o estudo permanente da Sagrada Escritura, por meio de círculos bíblicos, cursos, momentos de espiritualidade, fundamentados em textos da Bíblia.

3. Nas celebrações litúrgicas e nas para liturgias: Zelar pela proclamação da Palavra e pela sua compartilha. Ajudar a assembleia a ter a Palavra de Deus como uma luz para a própria vida. Para isto, interessar-se para que todos possam ouvir bem e entendê-La. (Formar grupos de Leitores, pois senão “a única coisa que o ouvinte vai entender é que nem o leitor está entendendo o que ele próprio está lendo”). Assimilar, de maneira cada vez mais profunda, a grande verdade de que a Mesa da Palavra e a Mesa da Eucaristia são igualmente importantes, procurando, deste modo, realizar esta catequese junto aos membros da assembleia reunida.

4. Jesus é o Evangelho vivo do Pai: Nós somos Cristãos, “Cristo continuado”, que vai ao encontro das pessoas no contexto de uma história em que as pessoas têm sede da Palavra e por não conhecê-La, acabam atraídas pela participação em movimentos religiosos independentes.

Todos os ministérios só têm sentido se inspirados no Cristo que disse: “Eu vim para servir e não para ser servido”. É como diz a canção: “Sua Palavra é como chuva que cai e fogo que arrasa, não passa por mim sem deixar um sinal”. Por isso, além de ser CASA DA CARIDADE e CASA DO PÃO, a Igreja é também chamada a ser CASA DA PALAVRA.


Padre Paulo Dionê Quintão – Pároco

Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...