Ir para o conteúdo

Encerramento do Ano do Laicato

Com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino. Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13s)”, o Ano Nacional do Laicato, decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, aberto na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo do ano passado, teve como objeto geral a celebração da presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundando a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão de testemunhar Jesus Cristo e Seu Reino na sociedade.

Que Nossa Senhora Aparecida, a mais perfeita discípula e modelo para todos missionários, fecunde com toda sorte de bênçãos a profícua presença de tantos homens e mulheres que fermentam a sociedade brasileira com a Boa- Nova da Salvação.

Na Solenidade de Cristo Rei encerramos o Ano Nacional do Laicato certos de que fizemos ressoar em todos os cantos desta Terra de Santa Cruz a Oração para o “Ano Nacional do Laicato” que já chega ao seu final:

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como Vossa “imagem terrena”:

Nós Vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de Vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, / no caminho de Vosso Reino.

Nós Vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora.

Nós Vos pedimos que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”.

Nós Vos rogamos que todos contribuam / para que os cristãos leigos e leigas/ compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade, / à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.

Isto Vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém!

Louvamos e agradecemos a Deus a presença da luz de Sua Palavra conduzida por tantas histórias de fé e evangelização, ao longo dos séculos, pelas abnegadas mãos de um laicato que sabe dar as razões de sua fé.

Nesta comemoração dos 30 anos do Sínodo sobre os leigos e da Exortação Christifideles Laici, de São João Paulo II, é tempo de arregaçar as mangas e evangelizar com renovado ardor missionário, vivendo os frutos do ANO NACIONAL DO LAICATO!

Padre Paulo Dionê Quintão – Pároco

Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...