Meditações sobre a Misericórdia
Santa Faustina nasceu na Polônia no ano de 1905. Após seus pais resistirem à sua ida para o convento, em 1925, bateu em várias portas até ser acolhida, no dia 01 de agosto, na clausura do convento da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, em Varsóvia. Foi tentada a deixar essa comunidade várias vezes, mas Jesus lhe apareceu e exortou: “Chamei-te para este e não para outro lugar e preparei muitas graças para ti” (D.9).
A Misericórdia Divina: única que pode despertar a Esperança
Para Santa Faustina, a misericórdia é o maior atributo de Deus. A misericórdia experimentada na oração ou na relação com o próximo se torna uma grande fonte de esperança, que desafia toda desconfiança.
Trecho do Diário – Assim, narra a Santa:
“Ó incompreensível e insondável misericórdia divina, quem Vos poderá adorar e glorificar dignamente? Atributo máximo de Deus onipotente, sois a doce esperança para o homem pecador” (951).
“Jesus, eu confio em Vós contra toda a esperança, apesar de todos os sentimentos que tenho dentro de mim e que se opõem à esperança. Fazei de mim o que quiserdes, que não me afastarei de Vós, porque Vós sois a fonte da minha vida” (24).
O que nos ensina Santa Faustina?
Santa Faustina fez de tudo para que as pessoas que perderam a esperança na Misericórdia Divina a encontrassem novamente. Para ela, amor e misericórdia são assuntos de muita experiência. Quando passamos por situações difíceis, como a que o mundo está passando neste ano de 2020, devido a COVID-19, muitas pessoas podem dar abertura à sentimentos que se opõe à esperança. Mas Santa Faustina ensina que a Misericórdia de Deus é a única capaz de despertar esperança.
“Ouve, minha filha, o que desejo dizer-te. Reclina-te em Minhas Chagas e absorve da fonte da vida tudo o que teu coração possa desejar. Bebe abundantemente da fonte da vida e não desfalecerás no caminho” (1485).
Santa Faustina demonstra que a confiança na misericórdia de Deus é verdadeiramente uma grande bem-aventurança. A mensagem transmitida por Faustina é um convite à felicidade e à esperança que não nos decepciona. Ajude todos a sua volta a permanecerem confiantes na Misericórdia inesgotável de Deus.
Oh sangue e água que jorrastes do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.
Bibliografia
BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB. 2ªed. Brasília: Edições CNBB, 2019.
COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Edições Loyola, São Paulo, 2005.
FAUSTINA, Santa. Diário: A misericórdia Divina em minha alma. 41ª ed. Editora Apostolado da Divina Misericórdia: Curitiba, 2013
PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica: Gaudete et Exultate. Paulinas Editora, São Paulo, 2018.
15 dias de Oração com Santa Faustina. Disponível em: <www.misericordia.org.br>. Acesso em: 14 de abril de 2020.