Ir para o conteúdo

Meditações sobre a Misericórdia – 2º dia

Meditações sobre a Misericórdia

Santa Faustina nasceu na Polônia no ano de 1905. Após seus pais resistirem à sua ida para o convento, em 1925, bateu em várias portas até ser acolhida, no dia 01 de agosto, na clausura do convento da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, em Varsóvia. Foi tentada a deixar essa comunidade várias vezes, mas Jesus lhe apareceu e exortou: “Chamei-te para este e não para outro lugar e preparei muitas graças para ti” (D.9).

A Misericórdia Divina: única que pode despertar a Esperança

Para Santa Faustina, a misericórdia é o maior atributo de Deus. A misericórdia experimentada na oração ou na relação com o próximo se torna uma grande fonte de esperança, que desafia toda desconfiança.

Trecho do Diário – Assim, narra a Santa:

“Ó incompreensível e insondável misericórdia divina, quem Vos poderá adorar e glorificar dignamente? Atributo máximo de Deus onipotente, sois a doce esperança para o homem pecador” (951).

“Jesus, eu confio em Vós contra toda a esperança, apesar de todos os sentimentos que tenho dentro de mim e que se opõem à esperança. Fazei de mim o que quiserdes, que não me afastarei de Vós, porque Vós sois a fonte da minha vida” (24).

O que nos ensina Santa Faustina?

Santa Faustina fez de tudo para que as pessoas que perderam a esperança na Misericórdia Divina a encontrassem novamente. Para ela, amor e misericórdia são assuntos de muita experiência. Quando passamos por situações difíceis, como a que o mundo está passando neste ano de 2020, devido a COVID-19, muitas pessoas podem dar abertura à sentimentos que se opõe à esperança. Mas Santa Faustina ensina que a Misericórdia de Deus é a única capaz de despertar esperança.

“Ouve, minha filha, o que desejo dizer-te. Reclina-te em Minhas Chagas e absorve da fonte da vida tudo o que teu coração possa desejar. Bebe abundantemente da fonte da vida e não desfalecerás no caminho” (1485).

Santa Faustina demonstra que a confiança na misericórdia de Deus é verdadeiramente uma grande bem-aventurança. A mensagem transmitida por Faustina é um convite à felicidade e à esperança que não nos decepciona. Ajude todos a sua volta a permanecerem confiantes na Misericórdia inesgotável de Deus.

Oh sangue e água que jorrastes do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.


Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB. 2ªed. Brasília: Edições CNBB, 2019.

COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Edições Loyola, São Paulo, 2005.

FAUSTINA, Santa. Diário: A misericórdia Divina em minha alma. 41ª ed. Editora Apostolado da Divina Misericórdia: Curitiba, 2013

PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica: Gaudete et Exultate. Paulinas Editora, São Paulo, 2018.

15 dias de Oração com Santa Faustina. Disponível em: <www.misericordia.org.br>. Acesso em: 14 de abril de 2020.

Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...