O mês de agosto é marcado pela reflexão mais aprofundada sobre “vocação”. Vocação, do latim vocare, é o chamado que Deus nos faz para colaboramos de forma mais eficiente em Sua Obra. Todos somos vocacionados à vida, dom especial que Deus nos concede e que respondemos com grande alegria quando nos colocamos a favor da vida como um todo.
O mês vocacional desse ano de 2018 traz como inspiração o tema “Seguir Jesus à Luz da fé” e o lema “Sei em quem depositei a minha fé” (2Tm,12). Nossa vocação nasce do coração de Jesus, numa prece que Ele faz ao Pai no Espírito Santo. Assim nossa resposta generosa é mergulhada no mistério da Trindade, que nos ama, nos chama e nos envia.
A realização de uma vocação se concretiza na vida prática, nas chamadas vocações específicas: vocação laical, matrimonial, religiosa, sacerdotal, missionária. Depositar a fé em nosso Deus é o que garante os bons frutos vocacionais, pois não esperamos recompensas do mundo, quando sabemos que nosso tesouro é estar no seio do Pai.
O Ano nacional do laicato, também vocacional, nos conclama a sermos sal que dá gosto e sabor ao mundo, que conserva a presença do Senhor no meio de nós; a sermos luz que ilumina nosso caminhar, certos de que essa luz provém do próprio Deus e que se em nós encontra espaço pode cintilar todo o mundo.
Vivamos a experiência vocacional de coração aberto, com espírito generoso, procurando nas menores coisas a grandeza de sermos de Deus!
Padre Lucas Germano de Azevedo
Vigário Paroquial de Santa Rita de Cássia
SAV – Região Mariana Leste
Vigário Paroquial de Santa Rita de Cássia
SAV – Região Mariana Leste