Ir para o conteúdo

O legado de Dom Geraldo Lyrio Rocha

No momento em que, por força da idade, o Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, que desde 26 junho de 2007 estava à frente da Arquidiocese de Mariana, renunciou, foi solicitado a este articulista um texto referente ao legado deste admirável Pastor. Note-se em primeiro lugar que Dom Geraldo assumiu o Áureo Trono Episcopal Marianense como sucessor de Dom Luciano Mendes de Almeida, tornando-se o 50 Arcebispo de Mariana, tendo anteriormente sido Bispo Auxiliar de Vitória (ES), Bispo de Colatina (ES) e Arcebispo de Vitória da Conquista (BA).

Possuidor de uma vasta cultura exerceu também com rara proficiência relevantes funções na CNBB e no CELAM e em outras missões a ele confiadas pela Santa Sé. Por tudo isto, notável o legado que deixa na Arquidiocese de Mariana, fruto de um dedicado pastoreio que marcou luminosamente a evangelização nesta circunscrição eclesiástica.

Dom Geraldo entrega a seu sucessor Dom Airton José dos Santos uma Arquidiocese organizada com todos os organismos administrativos e pastorais funcionando com rara eficiência para a glória de Deus e bem das almas. Sob suas sabias orientações os Párocos entregues a um trabalho evangelizador profícuo, contaram sempre com suas oportunas diretrizes e sua presença amiga em todas as circunstâncias. Dom Geraldo deixa a imagem viva do que deve ser Pastor desvelado atento a uma atualização contínua de todos os setores, Através de sua palavra inspirada, com mensagens objetivas, sobretudo fez brilhar por toda parte sua santidade existencial, deixando exemplos luminosos. Declarando-se sem posição político-partidária, ele alertou o povo brasileiro, tão sacrificado pelos maus administradores a lutar por uma sociedade justa e verdadeiramente cristã. Para ele sempre há muitas soluções propostas que são voltadas a interesses pessoais e não aos interesses da nação. Eis uma de suas lapidares reivindicações: ‘Esperamos que o direito prevaleça, que não se ultrapasse aquilo que é da Justiça, que as instituições possam ser preservadas e que a Constituição seja sempre respeitada’.

Dom Geraldo sempre quis uma Igreja atuante, defensora e promotora de valores. Diante do desastre ecológico ocorrido na cidade de Mariana com o rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco, ele se posicionou firmemente, clamando por soluções efetivas perante o quadro deixado pela tragédia mormente no que diz respeito a ajuda às famílias duramente prejudicadas. Deixa assim também um legado de solidariedade e de amor à justiça social. Tudo isto porque D, Geraldo viveu em Mariana o lema de seu episcopado: opus fac evangelistae – faze a obra de um Evangelista. Dom Geraldo inoculou em todas as suas ovelhas o senso da evangelização, tornando-as ainda mais disponíveis aos apelos do Espírito Santo. Fez ressoar por toda parte o alerta de São Paulo: “Ai de mim se eu não evangelizar”.

Demos então graças a Deus por todos os benefícios que recebemos de Dom Geraldo Lyrio Rocha, merecedor de nossa perene gratidão e de nossas contínuas orações. 

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho

Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...