Ir para o conteúdo

O Sentido de Ser Padre

A interação com o Senhor da Messe e Bom Pastor faz emergir em nós a coerente resposta aos Seus apelos. A vocação é uma iniciativa de Deus que chama e consagra na missão. É ilustrativo o episódio da Cura de um Cego, aparece na parte central do Evangelho de Marcos (10,46-52). É o ponto de chegada de uma longa instrução e preparação de Jesus aos discípulos sobre a cruz, o Messias-Servo e a necessidade de conversão. Além de depender da fé de quem é contemplado pelo gesto libertador, percebemos como Jesus envolve os discípulos em sua ação.

Os discípulos de Jesus participam de sua missão. São eles que conduzem o cego Bartimeu até Jesus: “Chamai-o”. Chamaram o cego, dizendo-lhe: “Coragem, levanta-te, Ele te chama”. Jesus nos ensina a trabalhar comunitariamente, inserindo pessoas que estão à beira do caminho a participar da construção e habitar no Reino.

Os gritos de Bartimeu são a esperança de Israel na ajuda divina. É um incômodo o lamento dos pequenos, por isso a multidão o repreende exigindo que se cale. Teimoso, ele continua a gritar porque sabe que Deus escuta o clamor de quem O busca (Ex 2,24; 3,7-8; 6,5).

Diante da mendicância e cegueira de Bartimeu, a compaixão de Jesus se concretiza no chamado que o faz abandonar o manto e, saltando para perto de Jesus, faz a experiência do diálogo com o Senhor. Pela fé, torna-se discípulo missionário.

A comunidade eclesial é posta diante do horizonte a que tende o sacerdócio: a vocação à santidade. Aqueles que foram escolhidos para o serviço do povo de Deus, que receberam a imposição das mãos e foram ungidos para esta missão, têm um dever especial de ser sinais da santidade.

Na verdade, trata-se de um apelo universal, conforme nos exorta Paulo: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (l Ts 4,3). Há muito, a Igreja tem insistido claramente neste apelo, quando assegura que todos são chamados a seguir “a Cristo, pobre, humilde e carregado com a cruz, (…) cada qual com os próprios dons e responsabilidades, pelo caminho da fé, que alimenta a esperança e opera pela caridade” (Lumem Gentium 41).

Em que consiste a santidade? Podemos dizer que santidade significa “ter os mesmos sentimentos” de Jesus Cristo: verdadeira paixão pelo Reino; profunda compaixão pelo próximo, sobretudo os mais sofredores. “Como santos e amados, revesti-vos de sentimentos de carinhosa compaixão, bondade, humildade… Mas sobre tudo isso, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição” (Cl 3,12-14).

Esta vocação à santidade na vida do Padre o insere no contexto da sociedade: “Os Presbíteros, assumidos dentre os homens e estabelecidos em favor deles em suas relações com Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados (Hb 5,1), vivem com os demais como com irmãos. Foi desta forma também que o Senhor Jesus, Filho de Deus, enviado pelo Pai na qualidade de homem para os homens, habitou entre nós e quis por todas as coisas assemelhar-Se aos irmãos, exceto, no pecado (Hb 2,17; 4,5). (…) Não poderiam ser ministros de Cristo, se não fossem testemunhas e dispenseiros de outra vida que não a terrena, mas nem sequer poderiam servir os homens, caso se mantivessem alheios à sua existência e às condições de vida” (Cf. Presbyterorum Ordinis, nº 3).

Os teólogos, ao aprofundar a temática do ministério ordenado, destacam, dentre outras, as mudanças no estilo de pregação. As homilias foram tornando-se cada vez mais simples, diretas no seu estilo 

e bíblicas no seu conteúdo. As figuras de retórica cedem lugar para a linguagem narrativa, incisiva, existencial.


Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...