Palavras de Vida Eterna

Compartilhar:

Ao anunciar Jesus o pão da vida, prometendo a Eucaristia, muitos O abandonaram, dizendo “É dura esta linguagem, quem pode escutá-la”. Os que ficaram fiéis, porém, deram o motivo de sua fidelidade: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. (Jo 6, 60-69). Estas palavras, realmente, mostram que Deus é amor e garantem a lucidez e a paz. Levam a crer neste Deus que nos ama. Elas oferecem o sustento para a vida espiritual e dão a segurança de encontrar a salvação. Quem as coloca em prática um dia verão novos céus e nova terra. Através de suas palavras o Senhor perscruta o mais íntimo de cada um e quem nele crê percebe sua mão carinhosa a lhe guiar os passos nesta terra.

Quem vive na luz das mensagens divinas não conhece trevas, pois elas conduzem para o caminho da eternidade feliz. Mostram quão maravilhosas são as obras do Criador e impedem a adesão aos ídolos terrenos, pois fazem perceber que o cristão autêntico tem parte na herança dos santos. Felizes se sentem então os que trabalham no santo temor de Deus, pois as palavras divinas produzem neles a vontade e a ação, sabendo que o Pai celeste só lhes deseja o bem. Tudo operam sem recriminação e sem desânimo, irrepreensíveis e puros como filhos bem-amados e sem manchas mundanas.

Por tudo isto exaltam sempre as palavras proferidas por Jesus e nelas têm todo apoio, nada lhes podendo atemorizar. Claras as declarações de Cristo: “O espírito é que vivifica, a carne para nada serve; as palavras que eu vos disse são espírito e vida”. Eis aí a novidade trazida a esta terra pelo Filho de Deus, mas para aceitá-la é preciso uma fé profunda oferecida pelo Pai do céu.

Supõe simplesmente crer, numa esperança inabalável num novo universo venturoso garantido por palavras de vida eterna, levando a uma abertura ao mistério de Deus. Muitos dos discípulos de Jesus, segundo o Evangelho de hoje, voltaram atrás e não andavam mais com Ele. Do desejo de seguir Jesus e da atração para uma crença profunda há um passo a mais que todos nós devemos dar, ou seja, uma conversão contínua porque os caminhos do Senhor são exigentes.

Os doze apóstolos ficarem firmes na fidelidade a Jesus, mas os outros discípulos disseram: “É rude tal linguagem, quem pode escutá-la?”. Não é fácil seguir Jesus e é por isto que a cada semana nos reunimos em torno da Eucaristia para não nos deixarmos esmorecer diante das falsidades veiculadas pelos meios de comunicação social e de tudo que deslustra o Evangelho.

Cumpre desatravancar nosso espírito, removendo o que pode afetar a fé, desobstruindo os caminhos para a claridade celeste. A vida espiritual supõe luta contínua visando a correspondência à graça. Este combate é necessário para o crescimento em todas as virtudes. O espírito do mundo é adverso ao espírito de Cristo e todo cuidado é pouco para poder sempre dissipar as dúvidas.

Não podemos ficar fiéis a Jesus com nossas próprias forças. É preciso pedir os auxílios da graça, dado que Ele afirmou: “Ninguém pode vir a mim se isto não lhe é dado pelo Pai”. O problema, portanto, não é perder a fé, mas deixar de pedir a proteção divina para que venha em ajuda à fraqueza humana.

Crer e saber, como disse São Pedro: “Nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus”. É necessário, de fato, ter a fé para compreender tudo que Deus revelou através de Jesus. O que muitos ignoram é que o conhecimento profundo de Deus decorre da fé. É por isto que a fé desafia a lógica humana. Entretanto, na nossa caminhada somos livres. Muitos discípulos abandonaram a Jesus.

Este sabia quais eram os que acreditavam e os que não mais criam nele. Não foi Jesus quem abandonou os que não mais O seguiam, mas eles mesmos é que tomaram esta infeliz decisão. Deus nunca se impõe. Ele se propõe. Pensemos nisto.


Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho

Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

FIQUE POR DENTRO

As transmissões ocorrem no Canal: Paróquia de Santa Rita de Cássia – Viçosa-MG, no Youtube. Devido o momento de pandemia e o número limitado de pessoas no santuário, a Paróquia...

Santa Missa Presencial Quer participar da Santa Missa? Veja como fazer Viçosa encontra na onda verde no “Plano Minas Consciente”. Com isso, ocorreu algumas alterações em relação a presença dos...

Publicada “Fratelli tutti”, a Encíclica social do Papa Francisco Fraternidade e amizade social são os caminhos indicados pelo Pontífice para construir um mundo melhor, mais justo e pacífico, com o...