Permanecei no meu Amor

Compartilhar:

Permanecei no meu Amor

Por ocasião do Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese Dom Geraldo apresentou a proposta da realização de um Ano da Vocação Sacerdotal para nossa Igreja Particular. Com este Ano se deseja vivenciar em nossas comunidades a comemoração do Jubileu de Ouro Sacerdotal do nosso pastor, em 15 de agosto de 2017. A proposta foi acolhida com entusiasmo por todos os participantes do encontro.

Inspirado no texto de Jo 15,9 o tema do Ano da Vocação Sacerdotal é ‘Permanecei no meu amor’. No contexto da parábola da videira, Jesus, ensina seus discípulos a permanecerem unidos a Ele para poderem dar frutos. Indica claramente que permanecer no seu amor é cumprir seus mandamentos e apresenta o mandamento do amor ao próximo como fruto primeiro da união com Ele, amor este que deverá ter a medida do seu próprio amor para com todos:’amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei’ (Jo 15, 12). O ministro ordenado é chamado pelo Senhor a permanecer Nele. É impossível vivenciar a vocação sacerdotal sem esta consciência de que a condição para o seguimento alegre do discípulo é permanecer no amor do Coração de Cristo.

Como objetivo primeiro deste Ano se coloca a animação vocacional de toda a Arquidiocese através de momentos celebrativos e encontros de formação e animação vocacional. Não se deseja apenas valorizar a vocação sacerdotal, mas, todas as vocações específicas para o serviço da Igreja. No entanto, a proposta é que através do testemunho alegre do bispo, dos presbíteros e diáconos se motive os jovens a quererem seguir ao Senhor, através de uma busca sincera de discernimento no chamado na própria vida. Contribuição especial darão os seminaristas e vocacionados na animação vocacional das paróquias.

Aproveitemos este tempo da graça. Para os ministros ordenados esta é oportunidade de alimentar a vocação e responder com renovado ardor ao mandato do Bom Pastor; para os seminaristas e vocacionados é tempo propício para aprofundarem no discernimento da vocação e, com coragem, responderem sim ao chamado; para os jovens de nossas comunidades é hora de abrir as portas do coração para que a Palavra do Mestre encontre abrigo e a possibilidade do serviço ordenado seja acolhida com alegria; para as famílias, berço das vocações, é tempo de assumir a responsabilidade do despertar para a vocação dos filhos através da oração fervorosa e engajamento eclesial; para toda a Igreja Particular de Mariana é tempo de render graças a Deus pelo dom da vida e da vocação do nosso zeloso e amado pastor Dom Geraldo Lyrio.

Que a Senhora da Assunção e São José, nos protejam neste caminho de construção do Reino do Filho Jesus e nos faça vocacionados ao discipulado missionário em benefício do povo santo de Deus.

Padre Valter Magno de Carvalho

Reitor do Seminário São José

FIQUE POR DENTRO

As transmissões ocorrem no Canal: Paróquia de Santa Rita de Cássia – Viçosa-MG, no Youtube. Devido o momento de pandemia e o número limitado de pessoas no santuário, a Paróquia...

Santa Missa Presencial Quer participar da Santa Missa? Veja como fazer Viçosa encontra na onda verde no “Plano Minas Consciente”. Com isso, ocorreu algumas alterações em relação a presença dos...

Publicada “Fratelli tutti”, a Encíclica social do Papa Francisco Fraternidade e amizade social são os caminhos indicados pelo Pontífice para construir um mundo melhor, mais justo e pacífico, com o...