Ir para o conteúdo

Senhora Sant’Ana

A Bíblia revela que para Deus o maior tesouro é a pessoa humana. Ninguém é descartável. Ao contrário, Deus gosta de confiar missão importante à pessoa idosa. Foi o que aconteceu com Abraão, com Zacarias, Isabel, com Simeão, a profetiza Ana, dentre outros. Em um dos livros sapienciais lemos: “Elogiemos os homens ilustres, nossos antepassados, em sua ordem de sucessão. (…) Os povos proclamarão sua sabedoria, a assembleia anunciará os seus louvores.” (Eclo 44, 1.10-15). E ainda: “Filho, ampara teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto vive” (Eclo 3,12). Rute se recusa a abandonar sua sogra Noemi, (Rt 2,23). A lei mosaica reserva uma tarefa ímpar para os idosos através do Conselho dos Anciãos. A sabedoria da experiência que adquiriram ao longo dos anos os torna idôneos na resolução de pequenas questões, até passarem a ter um papel decisivo na história do povo (Ex 18). A Liturgia das Horas segue o diapasão divino: “Ana, fecunda raiz, que de Jessé germinou, produz o ramo florido do qual o Cristo brotou. Mãe da Mãe santa de Cristo, e tu, Joaquim, santo pai, pelas grandezas da Filha, nosso pedido escutai”.

Os avanços da ciência e da tecnologia trouxeram o aumento do ciclo vital. Muitos governos cercam a longevidade de cuidados e têm legislação especial para protegê-los. Porém, numa sociedade consumista, dominada pelo espírito de produtividade, a pessoa idosa tende a ser considerada como um peso. Tende a valorizar apenas a faixa de idade que pode consumir mais, principalmente a juventude. A grande maioria dos aposentados não ganha o suficiente para uma vida digna, e suas famílias se vêem sem condições de cuidar deles. Casos há também em que avós, num tempo que deveria ser de descanso, têm a responsabilidade de cuidar de netos.

A Pastoral da Pessoa Idosa – PPI – surgiu para resgatar a dignidade humana, recordando que a terceira idade é tempo de viver, sorrir, cantar e curtir a alegria de percorrer os caminhos da existência. Uma doce aventura de ser jovem há mais tempo! Ao que interpõe o idoso: você é que não sabe o quanto nos custam dores, cansaço e maus tratos dos que não nos valorizam. É verdade, diríamos. Contudo, dificuldades e bênçãos se misturam com facilidade no planeta gente. O que não pode ficar esquecido é que o dom precioso da vida quanto mais se prolonga no chão da história, mais se desabrocha para a sabedoria. Tal confirmação se dá quando se concede o privilégio de ouvir com o coração e a vida o que brota das recordações e peripécias de quem assumiu a velhice como uma bênção do alto. Depois de afáveis encontros de sólida fraternidade, não há quem não queira abrir espaço em sua agenda para muitas outras longas horas de bate-papo, numa conversa cheia de casos e histórias transformadas em ricas alegorias…

Muitas vezes, a pretexto de amparo, subestima-se a pessoa, sem perceber sua real limitação. Insiste-se em ajudá-la onde está fortalecida. Por isso, sua defesa é zangar-se com a falta de perspicácia. Por exemplo, na lucidez, não é preciso adverti-la do perigo ou corrigi-la em sua fala. Basta ajudá-la no que está precisando: somente em sua locomoção. Tudo o mais é ofensivo e constrangedor. Basta ter uma postura amiga e descobrir em que se faz necessário ajudar.

Santa Madre Tereza de Calcutá, rejeitando a eutanásia, assegurou que não pode faltar amor para ninguém, pois a falta de estímulo com relação à conservação da vida se deve à falta de amor, de apoio e de carinho.

Admirar-se com o balbuciar das primeiras sílabas, dos primeiros passos da criança é fácil até para os mais endurecidos pelo mau humor. Contudo, descobrir os encantos e o aperfeiçoamento de tantas artes, (dentre elas a própria vida), nos que já percorreram uma longa trajetória das lutas e fantasias, isto sim, é tarefa de grandes almas, auxiliadas pela intercessão da SENHORA SANT’ANA!

Padre Paulo Dionê Quintão

Pároco de Santa Rita de Cássia, em Viçosa – MG

Compartilhar:

FIQUE POR DENTRO

Santa Clara, Peregrina da Esperança e da Luz🗓️ De 02 a 11 de agosto | ⏰ Sempre às 19h30📍Paróquia Santa Rita de Cássia – Viçosa/MG A Comunidade Santa Clara convida...

No dia 25 de julho de 1925, nasceu minha Mãe, numa Fazenda, nas proximidades do Distrito de Padre Fialho, popularmente conhecido como Garimpo, Município de Matipó. Na Pia Batismal recebeu...

Vinte e sete de julho de 2007 é a data da instalação do Centro de Educação Infantil de nossa Paróquia. Uma chuva de graças que, com a intercessão de Santa...